Santuário de Fátima - Ourém - Portugal

Situado no Concelho de Ourém, tem fama mundial devido ao relato das aparições da Virgem Maria, reportada por três pastorinhos desde 13 de Maio até 13 de Outubro de 1917.

Basílica da Santíssima Trindade
Devido ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situado no lugar da Cova da Iria, a cidade tornou-se num dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso. Em 1919, foi erguida uma Capelinha na Cova de Iria, e desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

Romaria ao Santuário de Fátima - multidões visitam o Santuário, e acontece em duas ocasiões: 12 e 13 de maio (principalmente) e 12 e 13 de outubro. 

Capelinha das Aparições - é o coração do Santuário de Fátima. Foi neste local, que Nossa Senhora falou aos pastorinhos. Das seis aparições da Virgem Maria, cinco foram neste local (maio, junho, julho, setembro e outubro), onde por indicação da Senhora, haveria de ser construída uma capela. A peanha onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio onde estava a pequena azinheira, sobre a qual a Senhora do Rosário apareceu.

Loca do Cabeço - local onde ocorreram a 1ª e 3ª aparições dos Anjos aos videntes.

Poço do Arneiro - localiza-se ao fundo do quintal da casa da Lúcia. Foi onde ocorreu a 2ª aparição no verão de 1916. Foi também aí que a Jacinta teve uma visão do santo padre a chorar e a rezar de joelhos numa grande casa.

Valinhos - entre a 8ª e a 9ª estações da Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos fica o local onde ocorreu a quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima - ergue-se no local onde os três pastorinhos brincavam a fazer uma paredita, no dia 13 de maio de 1917, quando viram um relâmpago repentino que os surpreendeu e fez com que juntassem o rebanho, para regressarem a casa, com receio de que chovesse. A primeira pedra foi benzida em 13 de maio de 1928, e a dedicação celebrou-se em 7 de outubro de 1953. O título de basílica foi-lhe concedido por Pio XII, em 11 de novembro de 1954. O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 de largura e foi totalmente construído em pedra calcária da região, branco de mar. A torre sineira tem 65 metros de altura, é rematada por uma coroa de bronze de 7 toneladas, e encimada por uma cruz iluminada. O carrilhão é composto por 62 sinos. Também possui um relógio. Tem 14 altares laterais. No braço esquerdo do transepto encontra-se a capela em que repousam, desde 1 de maio de 1951, os restos mortais da Beata Jacinta, que morreu no dia 20 de fevereiro de 1920, e os da Irmã Lúcia, que faleceu em 13 de fevereiro de 2005 e para ali foi transladada, no dia 19 de fevereiro do ano seguinte. No extremo oposto do transepto, está a capela onde estão depositados desde 13 de março de 1952, os restos mortais do Beato Francisco, que morreu em 4 de abril de 1919. O órgão, no fundo da basílica, foi inaugurado em 1952, e os 5 corpos do órgão foram reunidos no coro em 1962; tem cerca de 90 registos e 6.500 tubos.

Colunata - composta de 200 colunas e meias colunas e 14 altares, a Colunata integra uma Via-sacra com painéis em cerâmica. Sobre a Colunata, veem-se 17 imagens de santos, que medem algumas 3,2 e outras 2,3 metros.

Recinto de Oração - é uma ampla esplanada, ladeada por frondoso arvoredo a norte e a sul e circunscrita, nos topos nascente e poente, pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e pela Basílica da Santíssima Trindade, respectivamente.

Azinheira Grande - é uma árvore com mais de cem anos e foi a única dentre as que aí existiam que prevaleceu. Foi justamente quando passavam, junto a esta azinheira, que os 3 pequenos pastores de Aljustrel viram pela segunda vez o relâmpago que precedeu a aparição de 13 de maio. Nos meses seguintes, era à sombra da Azinheira Grande que os 3 pastorinhos rezavam o terço, com as pessoas que os acompanhavam. Foi classificada como de "interesse público", pela Direção Geral dos Recursos Florestais de Portugal.

Monumento ao Sagrado Coração de Jesus - encontra-se sobre a primitiva estrutura do fontanário, que se construiu em sequência das perfurações aí efetuadas, decorrentes da necessidade de encontrar, na Cova da Iria, água para satisfazer os peregrinos.

Presépio - foi inaugurado em 25 de dezembro de 1999. Tem a forma de um triângulo, alusivo à Santíssima Trindade, com 5 metros de base e de altura, e é de chapa de aço inox perfurada.

Muro de Berlim - inaugurado em 13 de agosto de 1994, trata-se de um bloco do muro que, construído na noite de 12 para 13 de agosto de 1961, dividiu a cidade de Berlim durante quase trinta anos, vindo a ser demolido em novembro de 1989. O bloco, que pesa 2,6 toneladas e mede 3,6 por 1,2, foi oferecido por um português residente na Alemanha.

Monumento dedicado ao cónego Dr. Manuel Nunes Formigão e ao padre Prof. Dr. Luís Fischer - foi inaugurado em 13 de outubro de 1998, e encontra-se na proximidade do Muro de Berlim. É constituído por sete painéis de granito verde-pérola e foi concebido por Graça Costa Cabral.

Basílica da Santíssima Trindade - foi necessário construir uma nova Basílica, pois a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, já não tinha mais capacidade para acolher os peregrinos. O lançamento da primeira pedra, teve lugar em 6 de junho de 2004 e em 12 de outubro de 2007 foi dedicada para o encerramento do 90º aniversário das aparições de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos. Em 19 de junho de 2012, passou a denominar-se Basílica. Tem forma circular com 125 metros de diâmetro sem apoios intermédios; é suportada por duas vigas de 182,5 metros, com um vão livre de 80 metros e uma altura máxima de 21,15 metros. A altura do edifício é de 18 metros. É, na sua totalidade, de cor branca e tem um total de 8.633 lugares. O interior é divisível em dois setores, através de uma parede móvel de 2 metros de altura. O presbitério tem capacidade para cerca de 100 concelebrantes. O pórtico de entrada apresenta uma escultura suspensa, em malha de rede de aço, que evoca as aparições do Anjo e convida a entrar no templo. a porta principal, em bronze, é dedicada a Cristo, e ao lado da porta, encontram-se painéis de vidro com citações bíblicas, grafadas em 26 línguas. As portas laterais, feitas em bronze e com 8 metros de altura, são dedicadas aos Doze Apóstolos. O altar é constituído por um bloco único de pedra da região, e tem 3,5 metros de comprimento, 1,9 metros de profundidade e 94 centímetros de altura, e pesa 16 toneladas. Na sua face dianteira foi colocado um fragmento marmóreo do túmulo do apóstolo Pedro. O crucifixo que pende sobre o presbitério, tem 7,5 metros de altura. A escultura de Nossa Senhora de Fátima representa Maria jovem, com os braços abertos e deixando ver o seu Coração Imaculado e o rosário, e tem 3 metros de altura. O painel que cobre a parede curva do fundo do presbitério, é um mosaico com 10 metros de altura e 50 de largura, e a cor do ouro simboliza a santidade e a fidelidade de Deus.

Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo e área da Reconciliação - constitui uma vasta área, ao jeito de corredor, situada em plano subterrâneo entre a Basílica da Santíssima Trindade e o Recinto de Oração. Acessível por meio de duas escadarias e duas rampas que nela desembocam, tem um comprimento de 150 metros. A Galilé surge como átrio comum às capelas da zona da Reconciliação (Capela do Sagrado Coração de Jesus e Capela do Imaculado Coração de Maria), e ao Convivium de Santo Agostinho. Da Galilé dos Apóstolos é contemplável um par de espelhos de água convidativos à reflexão.

Praças de João Paulo II e de Pio XII e Cruz Alta - a zona envolvente da Basílica da Santíssima Trindade é constituída por duas praças. A Praça de João Paulo II compreende a área que está a nascente da basílica e aí se encontram, a nordeste, a estátua de João Paulo II e a noroeste, a estátua de Paulo VI. Também aí se situa, a Cruz Alta (34 metros de altura e 17 de largura). A Praça de Pio XII, na área a poente da Basílica, apresenta a estátua de Pio XII, a sudoeste.

Capela do Santíssimo Sacramento - o Santíssimo Sacramento está exposto para adoração no Santuário de Fátima desde 1 de janeiro de 1960. No dia 13 de julho de 2008, o Lausperene (exposição permanente do Santíssimo Sacramento), passou a realizar-se na nova Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no complexo da Basílica da Santíssima Trindade. Esta capela tem 200 lugares é é acessível a partir da Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo.

Capelas da Reconciliação - Na área da Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo encontram-se a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Imaculado Coração de Maria, inteiramente dedicadas à celebração do sacramento da Penitência. Tem, respectivamente, 16 e 12 confessionários.

Capela da Morte de Jesus - situada na área da Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, acolhe algumas das celebrações do programa oficial do Santuário de Fátima. Tem capacidade para 600 pessoas sentadas.

Capela da Ressurreição de Jesus - tem 200 lugares e 16 confessionários. Faz parte do complexo da Basílica da Santíssima Trindade, situando-se na área da Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo.

Via sacra no Caminho dos Pastorinhos e Calvário Húngaro - com início na Rotunda de Santa Teresa de Ourém (Rotunda Sul) e seguindo o caminho habitualmente percorrido pelos pastorinhos, a Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos termina no Calvário Húngaro, cuja capela é dedicada a Santo Estêvão, rei da Hungria.

Centro Pastoral de Paulo VI - inaugurada por João Paulo II em 13 de maio de 1982. Tem 4 pisos e uma área de 1,4 hectares. Possui um anfiteatro com 2.214 cadeiras, salas para encontros, capela, alojamento em camaratas e refeitório self-service.

Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo - situa-se no lado sul do Recinto de Oração, no seguimento da Colunata. A sua missão prende-se eminentemente com a realização de retiros, encontros de formação e outra atividades de cariz formativo-pastoral, bem como alojamento dos respectivos participantes. No edifício que lhe é contíguo, voltado para o Recinto, situam-se os serviços do Santuário na sua quase totalidade: a Reitoria, o Serviço de Administração, o Serviço de Peregrinos, o Serviço de Alojamentos, o Serviço de Estudos e Difusão, o Serviço de Pastoral Litúrgica e o Museu do Santuário e respectiva exposição permanente (Fátima Luz e Paz), aberta ao público desde agosto de 2002. Foi inaugurado em 13 de maio de 1986. No seu átrio de entrada encontra-se uma escultura de Nossa Senhora, de 1931.

Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores - situada na lateral setentrional do Recinto de Oração, em linha com a Colunata, destina-se à realização de retiros, encontros de formação e outras atividades formativo-pastorais, bem como alojamento dos seus participantes. Aí funciona também o Posto de Socorros do Santuário.

Museu do Santuário de Fátima - foi criado em 1955, com o intuito de conservar e de reunir um espólio de pendor histórico, artístico e etnográfico que pudessem custodiar a memória dos testemunhos das peregrinações internacionais da Imagem da Virgem Peregrina e as relíquias relacionadas com a História das Aparições.

Casa Museu de Aljustrel - localiza-se junto à casa natal da Lúcia, no povoado de Aljustrel, a cerca de 2 quilómetros do Santuário de Fátima. Foi inaugurado em 19 de agosto de 1992 e está instalado na antiga residência de Maria Rosa, madrinha de batismo da Lúcia. Aí se pode observar a vida quotidiana à época das aparições.

Casa do Francisco e da Jacinta - situada a cerca de 2 quilómetros do Santuário de Fátima, no povoado de Aljustrel, foi onde nasceram os Beatos Francisco e Jacinta, e dista cerca de 200 metros da casa da Lúcia.

Casa da Lúcia - nesta casa nasceu e viveu Lúcia de Jesus, e localiza-se em Aljustrel, a cerca de 2 quilómetros do Santuário de Fátima. Aí se efetuaram os primeiros interrogatórios aos videntes e no seu quintal existem ainda as figueiras à sombra das quais os três pastores brincavam. em 1981 a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima - foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada em 13 de maio de 1947. A partir desta data, a imagem percorreu o mundo inteiro. Em maio de 2000, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz. Foram feitas 13 réplicas da Imagem, para dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo.

Organizar uma peregrinação ao Santuário - deve-se levar em conta: tipo de peregrinação, número de pessoas, data e tempo de permanência em Fátima, identidade da peregrinação, aspectos relativos à marcação da peregrinação e subsídios para a peregrinação. Existe um Guia do peregrino, que pode ser baixado através do site do Santuário.

Existem três Pastorais: das Crianças, dos Jovens e dos Doentes, com encontros e diversas atividades.

Escola do Santuário - tem por missão aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima. As inscrições são gratuitas e sujeitas ao máximo de 40 participantes.

Jornal Voz de Fátima - o primeiro número do jornal data de 13 de outubro de 1922. Com tiragem de 80.000 exemplares, este mensário produzido em língua portuguesa, tem-se afirmado como um dos mais eficazes meios de aproximação do Santuário de Fátima àqueles que a eles desejam manter-se ligados.

Nossa Senhora de Fátima

Colunata

Santuário em Construção

Capelinha das Aparições

Três Pastorinhos

Lúcia Visita Locais das Aparições

Pastorinha Jacinta

Pastorinho Francisco

Outubro de 1917

Casa do Francisco e da Jacinta

Pastorinhos em Oração

Três Crianças Pastores

Segredo

Recinto de Oração

Peregrinos a Pé

Imagem Peregrina

Nossa Senhora a olhar a Cruz

João Paulo II

Coroa com Bala

Rosa de Ouro

Coração em Exposição

Jornal Voz de Fátima

Adoração

Coração Imaculado

Calvário Hungaro

Sagrado Coração de Jesus

Centro Pastoral de Paulo VI

Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo

Terço Oficial do Santuário de Fátima





O Que Gostaria de Saber Sobre Portugal? Diga-nos, e Faremos o Impossível para Responder.









(imagens: http://www.fatima.pt/pt/home)

Comentários

Mais Visualizadas

EasyClickTravel.com
EasyClickTravel.com