Castelo de Óbidos - Leiria - Portugal

Construído entre os Séculos XII e XIII, e ampliado no Século XIV, o Castelo de Óbidos, está situado na Freguesia de Santa Maria, Concelho de Óbidos e Distrito de Leiria, em Portugal.

Castelo de Óbidos

Foi ocupado por povos invasores: Lusitanos (Século IV a.C.), Romanos (Século I), Visigodos (Século V a VI) e Muçulmanos (Século VIII).

Foi Reconquistado pelos Cristãos nos Séculos XII e XIII, através dos Reis D. Afonso Henriques e D. Sancho. Com a oferta de Óbidos como prenda de casamento de D. Dinis  a sua esposa D. Isabel, a Vila ficou pertença da Casa das Rainhas, extinta em 1834.

Porta da Vila - entrada principal da Vila, é encimada pela inscrição "A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original", mandada colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela proteção da Padroeira aquando da Restauração da Independência em 1640. No seu interior encontra-se a capela de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila.

O terramoto de 1755 causou sérios danos na estrutura. Em 1808, na batalha de Roliça, houve disparos da fortificação de Óbidos, gerando a primeira derrota das tropas de Napoleão.

Aproximadamente em 1950, o espaço castelejo, foi requalificado como Pousada do Castelo.

Em 1994, escavações arqueológicas, descobriram uma cidade romana identificada como sendo Eburobrittium.

Em Óbidos, existem os seguintes monumentos: Museu Municipal de Óbidos, Galeria da Casa do Pelourinho, Galeria NovaOgiva, Museu Paroquial de Óbidos, Centro Design e Interiores, Igreja de Santa Maria, Igreja de São Pedro, Santuário do Senhor Jesus da Pedra e Igreja da Misericórdia.

Principais Eventos de Óbidos:
  • Óbidos Vila Natal - reprodução da Vila do Natal, com todas as suas personagens: gnomos, renas, bonecos de neve, árvores de natal, estrelas e o lendário Pai Natal
  • Festival Internacional de Chocolate de Óbidos - geralmente em Fevereiro
  • Mercado Medieval de Óbidos - recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos num burgo da idade média. Durante mais de 2 semanas, bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jogais invadem a Vila, transportando o visitante para outra dimensão
  • Semana Internacional de Piano de Óbidos - acolhe grandes personalidades, do meio musical e jovens estudantes, vindo de todo o mundo
  • Semana Santa - evocando a Paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa atrai à Vila, milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras, unidas pela devoção e pela cultura
Campos de Golfe:
  • Praia d'El Rey - à beira mar. Foi considerado o 7º melhor percurso da Europa, pela Revista Golf World
  • Bom Sucesso - 18 buracos, com vista para o mar e a lagoa. O campo tem Putting Green, Driving Range, Academia de Golfe, Clubhouse, Proshop, Bar, Restaurante e alojamento no resort
  • Royal Óbidos - um clubhouse equipado com: Restaurante, Bar, Proshop e Academia de Golf. Com 19 buracos. Possui um boutique hotel e spa, apartamentos e moradias, em 136 hectares
Lagoa de Óbidos - possui uma área de 6,9 km2 e uma profundidade média de 2 metros. A fauna é constituída por espécies piscícolas: robalo, linguado, solha, rodovalho, dourada, choupa e tainha, e outras espécies: amêijoa, berbigão, mexilhão, camarão, polvo, enguia e o caranguejo verde. Também encontramos: garça real, pato-real, ostraceiro, perna longa, maçarico real, garajau, garça boieira, garça-branca-pequena e gaivinha de bico preto. Embarcações a pedal, podem ser alugadas, e são praticados: Vela, Windsurf, Canoagem, Remo, Kiteboard, Jetski e Ski náutico e Stand Up Paddleboarding.

Trilhos Turísticos - Passeios Pedestres
  • Percurso do Ninho da Cegonha
  • Parque Cinergético de Óbidos / Parque da Vila
Praias
  • Praia de Covões
  • Praia d'El Rei
  • Praia de Rei Cortiço
  • Praia do Bom Sucesso
Ginja de Óbidos - pensa-se que a fruta pode ser procedente da Ásia menor, das margens do Rio Cáspio, tendo sido gradualmente dispersa pelos países mediterrânicos, através das rotas comerciais. O Licor, também denominado de "Ginjinha de Óbidos", tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. De cor vermelho escuro, o licor apresenta duas variedades: licor simples e o licor com frutos no seu interior, por vezes aromatizado com baunilha ou pau de canela. Acredita-se que a origem da Ginjinha seja do Século XVII, de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades de fruto na região. Produtores: Oppidum, Frutóbidos e Licóbidos.

Bordados de Óbidos - Arabescos, pássaros, o  castelo e a palavra Óbidos, bordados em tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho compõem os bordados de Óbidos.

Passeios de Charrete - os percursos são: um passeio junto ao Aqueduto; conhecer a aldeia do Pinhal; visitar o interior da vila incluindo a Igreja de Santa Maria; observar o imponente Santuário do Senhor da Pedra; conhecer a cidade de Eburobrittium ou circundar externamente todas as muralhas da vila usufruindo de uma belíssima paisagem e do contato com a natureza no Parque Cinegético.


Castelo de Óbidos

Castelo de Óbidos

Castelo de Óbidos

Muralha do Castelo de Óbidos

Mercado Medieval em Óbidos

Porta da Vila

Vista de Óbidos

Vista de Óbidos

Vista de Óbidos

Vista de Óbidos

Rua Direita

Rua Direita

Praia Óbidos

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Ginjinha d'Óbidos

Campos de Golfe Praia d'El Rey




O Que Gostaria de Saber Sobre Portugal? Diga-nos, e Faremos o Impossível para Responder.









    (Imagens: http://www.obidos.pt/)

    Comentários

    Mais Visualizadas

    EasyClickTravel.com
    EasyClickTravel.com